terça-feira, julho 31, 2007

DINHEIRO NO LIXO

O tão alardeado PROUNI, em seu terceiro ano de vida, é mais um retrato do desgoverno total que esta nação está submetida.

Apontado como solução para elevar o padrão educacional brasileiro, a despeito do lixo de educação básica oferecido pelo Estado, o programa visava pagar faculdades particulares para aqueles alunos que não reuniam condições para entra numa pública nem recursos financeiro para as privadas.

O problema é o de sempre, cria-se uma máquina de distribuição à perfeição, com parâmetros paternalistas e populistas, não se exige padrão de qualidade nem contrapartida e dá no que deu.

Depois neguinho não entende porque continua sem emprego, mesmo com diploma de "universiotátrio".

Metade das faculdades reprovadas no Enade está no Prouni

segunda-feira, julho 30, 2007

SOLUÇÃO MEIA BOCA

Enganam-se os brasileiros que acreditam que este governo inepto é capaz de resolver esta crise aérea. Consegue apenas adiar o problema abrindo espaço para mais promessas.

É a filosofia do bode na sala. Onde um bode é introdizido numa sala onde o ambiente não está bom. Quando as coisas naturalmente pioram na presença do animal, ele é retirado trazendo alívio imediato e a sensação de que tudo está bem.

Cumbica é o bode. Longe, sem transporte público, lotado e mal conservado, o aeroporto é um transtorno para quem quer viajar. Sua pista consegue estar em piores condições do que Congonhas, precisando de reforma urgente. O atual volume de passageiros torna o deslocamento pelos terminais uma corrida de obstáculos. A transferência de mais vôos para lá só vai piorar a situação.

Enfim, quando tudo estiver a ponto de explodir algum gênio reabrirá Congonhas, talvez melhorado pela atuação de José Serra e Gilberto Kassab, e todos respirarão aliviados.

A verdade é que este apagão aéreo só será resolvido quando os brasileiros voltarem a andar de ônibus.

MEDALHAS QUASE DESASTROSAS

Não pretendo desmerecer medalha de ninguém neste panamericano, a garotada (e alguns nem tão garotos assim) deu duro e merece ser recompensada. Parabéns para eles.

Mas o que me irrita mesmo, é ver a cartolagem e a politicalha de plantão já comemorando os resultados e ensaiando cobranças aos atletas para Pequim 2008, a partir de extrapolações matemáticas de araque.

Vamos dizer umas verdades aqui. O feito heróico de nossos atletas só gera medalha porque estes são os jogos da Bananalândia. Uma coleção de paisecos sem qualquer tradição em sequer fazer sombra aos grandes campeões olímpicos e uma gurizada americana e canadense em treinamento para o estrelato daqui alguns anos.

Os atletas brasileiros são bons, muito bons, mas não são excelentes. Treinam duro, competem mais duro ainda. Enfrentam toda sorte de adversários externos: cartolas corruptos e ineptos, falta de recursos e principalmente ignorância total da mídia.

Acompanhar partida de voleyball foi muito fácil, pois todas as emissora estavam a postos. Mas que o leitor tentasse saber do Badminton, Squash, Baseball, Patinação e tantos outros que fizeram bonito e contavam com alguma exposição para poder sonhar um pouco mais alto.

Vivemos sob o império da mídia medíocre. Capaz de transmitir um jogo vagabundo de prováveis rebaixados para a segunda divisão do campeonato brasileiros, ao invés de prestigiar algum esporte diferente do trio basquete, futebol e volei. O brasileiro vaiou na hora errada (no esporte, claro, pois vaiar Lulla nunca é errado) porque nunca assistiu e, se depender da mídia, não vai assistir e ponto final.

Somos o país do futebol por ignorância, não por talento. São quase 200 milhões de habitantes para produzindo atletas para 5 Copas do Mundo de Futebol e 7 Campeonatos da Liga Mundial de Volei.

A Itália com um quarto disto, tem quase o mesmo número de títulos. Também tem ginástica, natação, hipismo, esgrima, atletismo...

SOCIALISMO E LIBERDADE

Um réles boato sobre uma debandada em massa de alguns integrantes da delegação cubana foi suficiente para envergonhar a ilhota de Fidel mais uma vez. Pois o medo era tamanho que um avião foi enviado para recolher prematuramente os atletas que pareciam estar sendo expulsos da competição.

Fica aqui então meu recado a todos aqueles tolos que teimam em ver algum mérito na fazenda-estado de "el comandante". Se aquele lixo fosse tão bom, tão avançado como querem tanto que acreditemos, será que a bagunça transmitida em rede nacional na noite de sábado, não devereia ser causada por atletas com pressa de regressar volutariamente.

Pois é, a tv mostrava outra coisa...

sexta-feira, julho 27, 2007

CALA BOCA MAGDA

Quando leio uma barabaridade destas, escritas pelo veríssimo, fico com a impressa que o termo intectual é na verdade uma ofensa.

“Antes de participar de um coro, veja quem estará do seu lado. No Brasil do Lula, é grande a tentação de entrar no coro que vaia o presidente.

Mas olhe os outros. (...) Veja onde você está metido, com quem está fazendo coro, de quem está sendo cúmplice.

A companhia do que há de mais preconceituoso e reacionário no país inibe qualquer crítica ao Lula, mesmo as que ele merece. Enfim: antes de entrar num coro, olhe em volta.”

Não é a toa que esta gente é a primeira a ir para o paredão nas revoluções. São anos de serviços prestados a seus egos, tratando o povo como uma massa acéfala.

Taí um autor que deixa de fazer parte da minha estante.

VIDEO RESUMO DO CAOS AÉREO



Eu não tenho mais nada a acrescentar. Que o caro leitor tire sua própria conclusão.

FADADO AO FRCASSO

Depois de anos de estudos, de audiências, de matérias em jornais, de exemplos e casos de sucesso, finalmente sai do TCU a autorização para concessão de 7 trechos de rodovias federais.

Aos brasileiros que não tem acesso à rodovias privatizadas, isto quer dizer coisa alguma. Pois suas estradas continuarão a mesma porcaria (com algumas raras excessões). Mas para a grande maioria que já trafegou em uma estrada privatizada, esta luz de esperança vai se tornar, como tudo desde que o incompetente de garanhuns assumiu, em mais uma decepção.

Não, caro leitor, não sou pessimista. Sou acadêmico e sei que a lei de mercado não perdoa a idiotice. Pois o TCU, julgando-se grande conhecedor de economia e de gestão empresarial, decidiu, unilateralmente, diminuir o retorno financeiro dos projetos a fim de não onerar os bolsos dos viajantes.

Ou seja, às concessionárias sobram o invetimento, os serviços, a responsabilidade e o risco, mas nega-se o lucro. Tudo em nome da redução de tarifas para criar uma imagem ruim para um governo ruim.

As empresas tradicionais já manifestaram não terem interesse econômico no projeto, que corre o risco de ficar na mão de empresas menores, com menor capacidade de investimento, com menor capacidade de prestação de serviços, com menor experiência.

Ao viajante sobrará a conta, o risco de vida, a falta de um serviço público de qualidade pelo qual se paga várias vezes.

Às vezes penso que o governo quer mesmo é nos manter em casa.

QUANDOS AS LUZES INCOMODAM

A busca por platéias mais tolerantes tem sido um tormento para a canalha PTralha. Com eventos requentados pela própria inoperância do Estado e o mesmo discursinho safado de beira de palanque, o presidente deixou de ser unanimidade até nos rincões do Bolsa-esmola.

Esperando a usual claque de imbecis amestrados, que aplaudem a verboragia sem sentido de lulla, os assessores palacianos surpreenderam-se com protestos na cerimônia de re-re-re-re-relançamento do PAC, em Sergipe.

A conhecida covardia de lulla já poupou o Sul e parte do Sudeste de sua nefasta presença, poupará também o Rio por conta das vaias do PAN, mantido este ritmo de exclusão de destinos pouco receptivos, Vas. Excria deverá em breve anunciar sua mudança para Paris.

Afinal desde o descobrimento que os europeus se deliciam com animais raros e nativos curiosos vindos das colônias.

quarta-feira, julho 25, 2007

QUANDO "INOCENTES" SÃO PUNIDOS

E a Rainha de Copas do sertão, em sua fúria pelo salvamento de sua imagem, grita: "Cortem-lhes a cabeça"

Planalto confirma saída de Pires; novo ministro toma posse às 16h

Presidente da Infraero é avisado que terá de deixar o cargo

Pena que isto custou dez meses, centenas de vidas e alguns bilhões de dólares...

CUIDADO OBRAS NA PISTA

A Infraerro, numa atitude inexplicável do ponto de vista técnico, que prevê um tempo entre a pavimentação e o corte das ranhuras, decidiu antecipar as obras do Grooving na pista de Congonhas. Resta ao brasileiro se portar, mais uma vez, como massa de manobra e acreditar na seriedade do órgão ao determinar a excelente qualidade do asfalto.

O duro é acreditar numa autarquia que nomeia para diretoria de engenharia, alguém investigado por corrupção. Pior é saber que contratos emergenciais como a tal Força Tarefa proposta, custam caro, não precisam de licitação.

Agora só falta contratar a Gautama e quadro está completo.

SOLUÇÃO PTRALHA

A capacidade em gerar soluções estapafúrdias é uma das maiores qualidades do Partido dos Trapaceiros.

Os arroubos autoritaristas estão tão arragiados que, quando combinados com a arrogância e megalomania do bando de imbecis que infesta o governo, só podem gerar idéias do tipo "para tudo"

Pois a ANAC definiu agora que, se o problema é o excesso de passageiros, ninguém viaja mais e o caos estará resolvido.

Só falta agora uma Medida Provisória proibindo acidentes aéreos.

Anac suspende venda de passagens em Congonhas

NÃO É RUIM. É PIOR

Se forem confirmadas a acusações divulgadas ontem pelo ex-blog do César Maia sobre a crise aérea, nada temos mais a temer pelo futuro do país. O pior realmente aconteceu.

O Mega-conspirador carioca, capaz de orquestrar a maior vaia coletiva do mundo, competente a ponto de vender todos os ingressos da cerimônia de abertura dos jogos Panamericanos a inimigos do governo sem que a inforamção vazasse, afirma com todas as letras que a TAM foi chantageada para produzir uma saída honrosa para o governo.

Completa dizendo que o gesto do aspone Marco Aurélio Garcia era na verdade a comemoração por mais um golpe de desinformação da população, cujo fim seria salvar a imagem de um governo que desmorona.

As corriqueiras negativas PTralhas já foram emitidas por todos os envolvidos, com as grosseirias de sempre, deixando claro que ruim mesmo é a invasão de privacidade, pois os desrespeitosos gestos (e prováveis bobagens ditas) eram uma expressão privada, que não poderia ter sido veiculada.

Sem entrar no mérito dos direitos de um imbecil tripudiar sobre o sofrimento alheio, o que me intriga mesmo é, se tudo for apenas alucinação de César Maia, como o cinegrafista da Globo sabia o horário e a janela certos para fazer a filmagem do ofensivo top,top palaciano.

Clique aqui para a notícia Governo pressionou a TAM por "saída honrosa", diz Cesar Maia

OBRIGADO NEMERSON LAVOURA

O nível não correponde ao dos leitores deste blog, mas o caro Nemerson Lavoura, publicou algo que fala por todos nós, para todos eles.

Se o caro leitor está tão indignado quanto nós, cante junto, a letra é facil demais e o alívio é imediato.


segunda-feira, julho 23, 2007

A INVEJA É UMA M@#$%, MAS A COVARDIA É PIOR

Pelo jeito, essa fama de nordestino ser cabra macho, só se dá pelo sistemático exílio dos trastes covardes que desonram sua origem.

Não entendeu? clique no link e veja a última do fujão de Garanhus

Lula cancela viagem ao Sul e vai para o Nordeste

SEMPRE ATRASADO

No pior programa de rádio depois da hora do Brasil, o presidente Lulla continua com o tom bravateiro da organização criminosa (segundo o Procurador Geral da República), característico das ocasiões em que é pega em sua incomparável incompetência.

Vsa. Excria., se achando no direito de se isentar de responsabilidade, como em todas as ocasiões críticas nestes quase 5 anos de desastre administrativo e ético, acredita firmemente que a ocorência de falha técnica ou humana no acidente do Vôo 3054 tira a responsabilidade de suas costas.

Em seus delírios de extrema vaidade e falta de autocrítica, o presidente espera (ou reza) escapar ileso mais uma vez.

A você leitor, cabe a resignação ou a ação.

"Não existe hipótese da verdade não vir à tona", diz Lula sobre acidente

COM A PALAVRA O FINANCIAL TIMES

"A extrema necessidade de um governo mais eficiente no Brasil nunca esteve tão clara."

Duvida? clique aqui

ENQUANTO ISSO, NAS GAVETAS DAS REDAÇÕES

sexta-feira, julho 20, 2007

Ó AQUI, PARA VOCÊS, Ó!!!



Se você está chocado com o acidente, isto é o que o governo pensa de você.

Mas bom mesmo é ver a explicação do animal.



Pois é caro leitor, 200 famílias destroçadas, futuros comprometidos e o sujeito está precoupado somente com a responsabilidade do governo.

E você, cidadão de bom senso, pagador de impostos, eleitor responsável, reagiria como?

MAIS ESPETÁCULO

Para se mostrar atuante e dar uma "resposta" ao "povo", o degoverno Mulla anuncia o PAC do setor aéreo.

Aos tolos que ainda acreditam em Papai Noel e na Fadinha dos dentes, esta é a notícia que faltava para recuperar o sistema áéreo.

Para aqueles que conhecem a incapacidade de realização desta corja despreparada que assumiu poder, esta é mais uma iniciativa vazia, cuja intenção é gerar a impressão que as coisas vão melhorar.

Sejamos francos caros leitores, não existe PAC, é apenas mais uma figura de comunicação, o dinheiro não é suficiente e, quando existe, não projetos, não gestores, não há planejamento.

O país está a deriva enquanto as autoridades se recusam a reconhecer que não sabem o que fazer.

COMEMORAÇÃO CANALHA

O governo Lulla consegue a cada dia ultrapassar os limites da canalhice e do descaso com o cidadão brasileiro.

Enquanto as 200 famílias sofrem pelas perdas do vôo 3054, o Palácio do Planlto comemorava a divulgação da falha da aeronave como causa da tragédia.

A omissão deste presidente desprepardo, vaidoso e egocêntrico, chega ao ponto de seus subordinados não sentirem-se sequer pressionados a a disfarçar ou fingir que se importam.

O pronunciamento deste mentecapto que ocupa o Palácio do Planalto na televisão é uma das maiores provas disto. Preocupado somente com sua imagem, o presidente só decidiu se dirgir a nação depois de se certificar da "inocência" de seu governo.

À classe média, grande abandonada destes 4,5 anos de PTralhas no poder, fica a certeza de não haver se conscientizado em 2002 e não ter se empenhado em 2006. Quem sabe em 2008 e 2010, consigamos nos livar destes criminosos.

quinta-feira, julho 19, 2007

UM RISCO NO TEFLON

por Clóvis Rossi

SÃO PAULO - Diz a lenda que Luiz Inácio Lula da Silva é o teflon da política: nada gruda nele, nem escândalos, nem as bobagens que de vez em quando diz, nem inação administrativa, nada.

A seqüência de vaias na abertura do Pan mostra que a realidade é algo mais complexa do que diz a lenda. Tudo bem que o Rio de Janeiro sempre foi irreverente, sempre teve uma quedinha forte pelo oposicionismo, mas deixar um presidente da República pendurado no microfone sem a escada é um baita constrangimento, ainda mais quando mostrado ao vivo no horário nobre.

A realidade mais complexa que a lenda começa, aliás, com uma leitura menos ufanista (para o presidente) do resultado eleitoral. No primeiro turno, Lula teve 46,6 milhões em 125,9 milhões possíveis. Dá, portanto, 37%, índice ruim para uma hipotética Olimpíada de popularidade de governantes.

Significa que dois terços dos eleitores ou queriam outro presidente ou não tinham por Lula (ou por qualquer candidato) entusiasmo suficiente para movê-los a sair de casa para votar.

No segundo turno, Lula subiu para 58,2 milhões de votos, ainda assim abaixo da maioria absoluta (ficou com 46,2%).
Elegeu-se porque a regra -absolutamente legítima, aliás- leva em conta apenas os votos válidos.

É claro que a vaia não torna Lula impopular. Nem o constrangimento levá-lo-á a cortar os pulsos.

Seus áulicos na mídia e na academia até poderão criar mais uma teoria conspiratória debilóide e inventar que a elite comprou todos os ingressos da festa do Pan só para vaiar Lula. Pode até ser, mas aposto que em festa da Febraban ele jamais será vaiado.

Idiotices conspiratórias à parte, vale o fato de que a realidade é mais complicada do que sugerem a autolouvação e o culto à personalidade que se faz com Lula.

Publicado em 15/07/07.

QUANDO A GESTÃO PÚBLICA MATA

O artigo de hoje Estadão de Fernando Reinach, mostra claramente que nenhum país está livre dos efeitos da má gestão pública.A estória do acidente da Challenger na década de 80, deixa claro as teríveis consequências da submissão da técnica à política e os resultados de se ignorar a segurança do cidadão em prol do espetáculo eleitoral.

O acidente da TAM é mais um destes exemplos, evitáveis com o reconhecimento de que as coisas não vão bem, não estavam bem e, mantidos os atuais esforços, só ficarão piores.

O cientista que explicou o desastre da Challenger

OS VERDADEIROS CULPADOS

Ainda sob o impacto da destruição dos planos e sonhos de 200 famílias, começam as discussões sobre quem será escolhido o bode expiatório da vez, em mais uma operação de salvamento dos verdadeiros culpados da tragédia do vôo 3054.

Antes de mais nada se deve reconhecer que a execução das ranhuras no pavimento (grooving), que se dá 45 dias após o término do pavimento, está rigorosamente dentro do prazo, sendo necessária apenas em tempo chuvoso.

A decisão de manter a pista aberta para pousos e decolagens após dois dias de chuvas em São Paulo, não é da engenharia, nem tão pouco das companhias aéreas. É da Infraero, da aeronáutica, do ministro da defesa, do Presidente da República, enfim dos responsáveis pela aviação brasileira.

Por isto que o acidente do Vôo 3054 não é decorrente de problema técnico. É uma conseqüência gravíssima da má gestão pública, pois se a pista não reunia condições de pouso, porque os investimentos em infra-estrutura são insuficientes, os gestores não reúnem competência mínima para realizar as obras necessárias e a corrupção impede que o pouco dinheiro disponível seja utilizado da melhor forma.

Mas que o cidadão comum não se engane ao acreditar que esta é uma situação excepcional. É apenas mais uma tragédia diária comum que marca a vida dos brasileiros. Sua notoriedade se dá pela concentração de vidas envolvidas em um só episódio. Pois, dos 56 mil brasileiros – o equivalente a 280 acidentes como o de terça-feira - que morrem anualmente nas estradas, ou das 1336 pessoas (6,5 vezes mais que o vôo 3054), que foram mortas a tiros na cidade do Rio de Janeiro nos últimos seis meses, nada é dito ou feito.

É hora de se encarar os fatos e aceitar a verdade nua e crua. O culpado é o poder público e todos aqueles eleitos para cuidar do patrimônio público e dos serviços aos cidadãos, que não conseguem cumprir com suas obrigações, não atendem as necessidades de uma nação de 200 milhões de habitantes, ou sequer honram seus mandatos conquistados à custa do mais puro populismo.

Porém, enquanto os gabinetes dedicam seus dias discutindo as vaias recebidas nas solenidades, o cidadão comum arrisca sua vida num país que cai aos pedaços porque seu dinheiro é gasto em atitudes eleitoreiras e irresponsáveis.

Algumas notícias para reforçar este post

É pior do que se imagina
TAM diz que avião não tinha defeitos; mortes podem chegar a 200
Para pilotos europeus, governo do Brasil não aprendeu com erros
Aeronáutica desautoriza funcionamento de pista de Congonhas sob chuva
Aliado de Lula critica ação do governo no controle da crise aérea
Sindicato diz que descaso com aviação foi denunciado ao governo
Jornal argentino vê influência política em abertura de pista de Congonhas