quinta-feira, outubro 18, 2007

ORDEM NA CASA

A decisão do TSE é uma nova dimensão no sistema eleitoral brasileiro. Primeiro porque organizou o bordel e daqui para frente neguinho vai pensar muito antes de se lançar em uma campanha eleitoral.

Segundo porque dá ao partido sério (é isso mesmo caro leitor, seriedade partidária neste país é no singular) o poder para fazer oposição sem medo e mais poder de negociação com o governo.

Mas o mais importante mesmo é o fato de legitimar o atual sistema eleitoral.

É caro leitor, nosso sistema eleitoral é uma porcaria porque o cidadão se elege com o voto de legenda para, logo depois, mandar esta mesma legenda que o acolheu plantar batatas e passa a tocar seus projetos pessoais.

É o caso do PRONA, elegeu 5 deputados e, acreditando ter conquistado a sorte grande para seu projeto político, viu-se reduzido a nada pelas artimanhas da PTralha que comprou suas vagas.

Hoje, o voto de legenda começa a fazer sentido e o representante eleito tem de prestar contas ao partido que o elegeu. Ao eleitor, acaba o calvário de tentar saber que é seu representante, que mande a cobrança para o partido também.

O sistema proporcional pode não ser perfeito, mas graças ao TSE é muito melhor agora.

2 comentários:

Oni Presente disse...

Somente quem não te conhece poderia ver sinceridade nesse seu "texto". Você não é aquele candidato a deputado pelo prona que teve 300 votos???

Carl Amorim disse...

Oni presente,

Somente um imbecil como você para não entender nada e ainda por cima misturar a estação desta forma.

Primeiro, foram 561 votos não 300, como você pensa. E você quantos votos teve? Alguma vez se cadidatou a algo, ou somente vive do sistema como os sanguessugas do seu partido/quadrilha?

Segundo, aponte onde o post não é sincero para poder ser levado a sério, pois neste blog ignorância da língua não serve de desculpa.

Vai procurar tua turma palhaço, pois para comentar aqui, tem que pelo menos entender o texto.