segunda-feira, julho 30, 2007

MEDALHAS QUASE DESASTROSAS

Não pretendo desmerecer medalha de ninguém neste panamericano, a garotada (e alguns nem tão garotos assim) deu duro e merece ser recompensada. Parabéns para eles.

Mas o que me irrita mesmo, é ver a cartolagem e a politicalha de plantão já comemorando os resultados e ensaiando cobranças aos atletas para Pequim 2008, a partir de extrapolações matemáticas de araque.

Vamos dizer umas verdades aqui. O feito heróico de nossos atletas só gera medalha porque estes são os jogos da Bananalândia. Uma coleção de paisecos sem qualquer tradição em sequer fazer sombra aos grandes campeões olímpicos e uma gurizada americana e canadense em treinamento para o estrelato daqui alguns anos.

Os atletas brasileiros são bons, muito bons, mas não são excelentes. Treinam duro, competem mais duro ainda. Enfrentam toda sorte de adversários externos: cartolas corruptos e ineptos, falta de recursos e principalmente ignorância total da mídia.

Acompanhar partida de voleyball foi muito fácil, pois todas as emissora estavam a postos. Mas que o leitor tentasse saber do Badminton, Squash, Baseball, Patinação e tantos outros que fizeram bonito e contavam com alguma exposição para poder sonhar um pouco mais alto.

Vivemos sob o império da mídia medíocre. Capaz de transmitir um jogo vagabundo de prováveis rebaixados para a segunda divisão do campeonato brasileiros, ao invés de prestigiar algum esporte diferente do trio basquete, futebol e volei. O brasileiro vaiou na hora errada (no esporte, claro, pois vaiar Lulla nunca é errado) porque nunca assistiu e, se depender da mídia, não vai assistir e ponto final.

Somos o país do futebol por ignorância, não por talento. São quase 200 milhões de habitantes para produzindo atletas para 5 Copas do Mundo de Futebol e 7 Campeonatos da Liga Mundial de Volei.

A Itália com um quarto disto, tem quase o mesmo número de títulos. Também tem ginástica, natação, hipismo, esgrima, atletismo...

Nenhum comentário: