terça-feira, novembro 14, 2006

FILME INCÔMODO

Depois de muito tempo, muitos anos caro leitor, fui ao cinema numa segunda feira. Uma abertura na agenda de aulas permitiu, um convite oportuno convenceu.

O filme, Uma Notícia Inconveniente, do ex-futuro presidente dos EUA, AL Gore, não vai concorrer ao Oscar, nem vai para as telas de Cannes ou Berlim. Como filme é bastante lento chega ser um pouco monótono, pois Gore é responsável por quase 100% das falas, não tem a veia cômica de Michael Moore ao apresentar os fatos. Enfim é um filme sério, não apelativo.

É um filme que incomoda. Me incomodou, não por ver empresas vilãs, mineradoras, petrolíferas canalhas ou políticos corruptos. Gore esteve no poder, sabe o que acontece no mundo e não é um ativista fanático como Moore.

O que impressiona no filme, caro leitor, são os dados. Apresentados de forma visual simples, gráficos e imagens aéreas tratadas, não deixam dúvidas do gigantesco problema causado pela ação do homem na natureza. Como engenheiro e professor impressionei-me com os gráficos, com as variações alucinantes que aconteceram nos últimos 40 anos, com as projeções alarmantes para os próximos 10 ou 20 anos. As imagens aéreas são mais impressionantes ainda.

O filme é bom caro leitor. Não duvide, deve ser visto imediatamente, deve ser revisto várias vezes, deve ser comprado quando sair em dvd, emprestado, mostrado a todos que puder, pois se, na melhor das hipóteses, metade do que vi ali for verdade, teremos problemas sérios no planeta em pouqíssimo tempo.

Daquele tipo de problema onde as pessoas sofrem, e muito.

Nenhum comentário: